SIGIC

Vale-Cirurgia
SIGIC-content-media
O SIGIC está centrado nos princípios da transparência dos processos de gestão, da equidade no acesso ao tratamento cirúrgico e da responsabilização, quer dos utentes, quer das instituições, consubstanciados nos seguintes pressupostos: Garantia de tratamento no final de um período de tempo máximo de espera previamente estabelecido; Maior compromisso do hospital para com o utente; Maior envolvimento do utente; Uniformidade do processo de gestão da lista de inscritos; Maior controlo e transparência relativamente à evolução da Lista de Inscritos para Cirurgia.
Como funciona o SIGIC? Quando lhe é proposta uma cirurgia num hospital público e depois de dar o seu consentimento, obtém um documento comprovativo da sua inscrição. Sempre que o hospital público não possa garantir a realização da cirurgia dentro do tempo estipulado, o SIGIC propõe transferir o utente para outro hospital público ou emite um Vale-Cirurgia para que este recorra a um hospital privado. O utente a quem foi atribuído um Vale-Cirurgia tem a possibilidade de escolher o local onde irá realizar a sua cirurgia, dentro da lista de Hospitais convencionados com o Ministério da Saúde.   Conheça a lista de Hospitais e Clínicas CUF que aderiram ao SIGIC e saiba como se pode inscrever, após emissão do Vale-Cirurgia:
Clínica CUF Almada
Especialidades: Oftalmologia Ortopedia Inscrições:  Por telefone: 219 019 000 (Chamada para a rede fixa nacional)
Hospital CUF Cascais
Especialidades: Cirurgia Geral Cirurgia Vascular Cirurgia Cardio Torácica Oftalmologia Ortopedia Inscrições:  Por telefone: 211 141 400 (Chamada para a rede fixa nacional)
Hospital CUF Coimbra
Especialidades: Cirurgia Geral Cirurgia Pediátrica Cirurgia Plástica e Reconstrutiva Ginecologia Neurocirurgia Oftalmologia Ortopedia Otorrinolaringologia Urologia Inscrições:  Pessoalmente: Secretariado do SIGIC no Piso 0, Rua Camilo Pessanha, nº 1, 3000-600 Coimbra Por telefone: 239 700 720 (Chamada para a rede fixa nacional)
Hospital CUF Tejo
Especialidades: Oftalmologia Inscrições: Por telefone: 213 926 100 (Chamada para a rede fixa nacional)
Hospital CUF Porto
Especialidades: Cirurgia Geral Cirurgia Pediátrica Cirurgia Vascular Oftalmologia Ortopedia Inscrições:  Por telefone: 220 039 000 (Chamada para a rede fixa nacional)
Hospital CUF Santarém
Especialidades: Oftalmologia Ortopedia Inscrições:  Por telefone: 243 240 240 (Chamada para a rede fixa nacional)
Hospital CUF Sintra
Especialidades: Ortopedia Oftalmologia Cirurgia Geral Cirurgia Vascular Cirurgia Pediátrica Inscrições: 211 144 850 (Chamada para a rede fixa nacional)
Hospital CUF Torres Vedras
Especialidades: Oftalmologia Ortopedia Cirurgia Geral Inscrições: Pessoalmente: Secretariado do Bloco Piso 2 CUF Torres Vedras - R. João Carlos Júnior, 5, 2560-253 Torres Vedras Por telefone: 261 008 000 (Chamada para a rede fixa nacional)
Hospital CUF Viseu
Especialidades: Cirurgia Geral Cirurgia Vascular Ginecologia Neurocirurgia Oftalmologia Ortopedia Otorrinolaringologia Urologia Inscrições: Por telefone: 232 071 326 (Chamada para a rede fixa nacional)
Como cativar/usar o Vale-Cirurgia?
O Vale-Cirurgia pode ser usado da seguinte forma: Via contacto telefónico com o Hospital CUF da sua preferência Entrega do Vale-Cirurgia, presencialmente num Hospital CUF O vale encontra-se cativo quando procedermos ao seu registo na plataforma SIGIC.
Que informação deve acompanhar o Vale-Cirurgia?
No ato da entrega do seu Vale-Cirurgia, deve trazer igualmente os seguintes documentos: O seu Vale-Cirurgia original Cópia do seu Cartão de Identificação (ex: CC) Indicação do contacto telefónico Se possível, trazer do médico de família o seu relatório de informação clínica Se possível e aplicável, a declaração de isenção para o SNS
Como decorre o processo agendamento de cirurgia?
Após a receção dos documentos acima solicitados, vamos pedir o seu processo clínico ao seu Hospital de Origem (Hospital onde está inscrito). Depois de recebermos o seu processo clínico (poderá demorar entre 2 semanas a 1 mês), o passo seguinte consistirá na marcação das consultas pré-operatórias. Apenas avançamos com a marcação destas consultas depois de recebermos o seu processo clínico. Normalmente são marcadas 2 a 3 consultas - uma da especialidade e duas pré-cirúrgicas (uma com Medicina e outra com o Anestesista). Caso ambos os médicos estejam de acordo com as condições do utente para cirurgia, é então agendada a respetiva cirurgia. Mediante a avaliação clínica poderá ser necessário pedir uma revisão das condições do Vale-Cirurgia ao Hospital de Origem. Após a realização da cirurgia, será acompanhado pelo Hospital CUF até 2 meses após essa data, regressando, se for o caso, ao Hospital de Origem com toda a informação necessária.
Tenho possibilidade de escolher o cirurgião?
Após a cativação do seu Vale-Cirurgia, poderá indicar-nos um cirurgião da sua preferência. Caso seja possível - ex: mediante agenda, elegibilidade do Médico, e outras condições necessárias - será este a realizar a sua cirurgia.
Qual o prazo para realização da cirurgia?
O Vale-Cirurgia tem um período de  70 dias (2 meses e 10 dias) de utilização após a respetiva cativação junto do Hospital CUF selecionado. O Vale-Cirurgia poderá ser devolvido ao Hospital de Origem se, entre outros motivos, o utente estiver indisponível ou incontactável durante este período.
Qual o prazo de validade do Vale-Cirurgia?
A validade do Vale-Cirurgia é apresentada no canto superior direito do mesmo. O prazo é referente à data limite para cativação e não à realização da cirurgia propriamente dita.
Quais os custos e pagamento associados?
O utente deverá pagar uma taxa moderadora relativa à consulta pós-operatória. A taxa moderadora apenas incide sobre a consulta e não sobre a cirurgia sendo que a mesma tem o valor de 7€ por consulta pós-operatória e não será cobrada a doentes isentos (desde que tenham a declaração de isenção acima indicada). Estes valores e condições devem ser confirmados através da consulta da portaria do Ministério da Saúde em vigor na data de cativação do vale.
Quais são as responsabilidades da CUF?
A CUF compromete-se a realizar a sua cirurgia no prazo de 15 ou 70 dias, mediante a urgência do seu caso. Este prazo inicia-se a contar da data de cativação do seu Vale-Cirurgia. Responsável por todos os tratamentos até ao momento da alta Ajudas técnicas (canadiana, cadeira de rodas, colar cervical, entre outros), até 15 dias a contar da alta do internamento Nota de alta e relatório médico